Moreira Sales, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

17/06/2021 | Concebido por Campo Mourão

Comcam reúne lideranças e lança o programa "Paraná Produtivo" em Araruna

Comcam reúne lideranças e lança o programa "Paraná Produtivo" em Araruna

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, tem realizado as oficinas do Programa Paraná Produtivo. A iniciativa tem o objetivo de identificar potenciais e carências das regiões e proporcionar um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios.

Na região da Comcam, o lançamento do Programa aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), na Casa da Cultura de Araruna. Contou com a presença do secretário estadual da pasta, Valdemar Bernardo Jorge, prefeitos, secretários municipais, e lideranças políticas e do setor produtivo.

As oficinas tem como objetivo fazer o diagnóstico da região, discutir potencialidades e elencar prioridades. O secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, apresentou o programa e mostrou que um dos objetivos do Paraná Produtivo é contribuir para a geração de emprego e renda e a diminuição das desigualdades regionais.

“Estamos aqui para trazer desenvolvimento. Trazer planejamento territorial para que possamos potencializar as vocações regionais. Esta terra é rica, produtiva e de muitos valores. E queremos trazer aqui todo conceito novo para atrair novas vocações para região para poder potencializar as vocações que aqui estão. A ideia é formar aqui um grande grupo de prefeitos que trabalhem de forma unida pela região. Este é o grande projeto nosso”, falou o secretário Valdemar Jorge.

O prefeito anfitrião, Leandro César de Oliveira, presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), comentou a importância do programa para a retomada da economia pós-pandemia. Ele agradeceu a presença do secretário de Estado e dos prefeitos da região no município. “A gente percebe que o Paraná está avançando com a vacina e a economia está sendo retomada. Este projeto será muito importante neste processo. É importante que os prefeitos se unam ainda mais neste momento porque este não é um plano que vai ficar só no papel. Precisamos avançar para impactar positivamente a vida das pessoas. Tenho certeza que este programa vem ao encontro das necessidades dos municípios para que possam fazer a diferença na vida das pessoas. Hoje demos um ponta pé inicial muito importante para o desenvolvimento aqui na nossa região”, destacou Oliveira.

O Programa

Nesta primeira fase do programa, estão sendo realizadas as oficinas de diagnóstico para coleta de informações e ouvir as demandas de cada uma das regiões, destacando as potencialidades, fragilidades, perspectivas e oportunidades que poderão alavancar o desenvolvimento produtivo. Os prefeitos da região da Comcam participaram ativamente, colaborando com o debate de temas de interesse regional.

O Programa Paraná Produtivo visa identificar potenciais e carências das regiões e planejar um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios. O objetivo é contribuir para a geração de emprego e renda e a diminuição das desigualdades regionais. Os encontros são conduzidos por grupo de trabalho formado por técnicos da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, do Serviço Social Autônomo Paraná Projetos e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Para orientar as ações, uma base de informações territoriais foi criada e auxiliará na visualização dos pontos fortes e oportunidades de cada região.

Prefeitos no encontro

Participaram da reunião os prefeitos: Leandro Oliveira (Araruna); Edenilson Miliossi (Barbosa Ferraz); Júlio Frare (Peabiru); Leonardo Romero (Quinta do Sol); Edmilson Moura (Terra Boa); Alexandre Donato (Corumbataí do Sul); Vivaldo Lessa (Roncador); Ricardo Radomski (Mamborê); Akio Abe (Quarto Centenário); Betinho Lima (Goioerê); Ismael Dezanoski (Janiópolis); Rafael Bolacha (Moreira Sales); Oclecio Meneses (Farol); José de Oliveira (Altamira do Paraná); e Tauillo Tezelli (Campo Mourão). O deputado estadual, Soldado Adriano José, e o assessor da Casa Civil do Paraná, Beto Costa, ex-prefeito de Goioerê, também participaram da oficina.  

 

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA COMCAM

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 | Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal