Moreira Sales, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

30/07/2021 | Concebido por Goioerê

Depen promove concursos literário e de desenho nos estabelecimentos prisionais

Depen promove concursos literário e de desenho nos estabelecimentos prisionais

Com o tema “Tempo e Vida”, os concursos são direcionados às Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). A atividade é incluída na programação do Setor de Educação e Capacitação do Depen e dos CEEBJAs, responsáveis pela escolarização básica no sistema prisional.

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) está com as inscrições abertas para os concursos literário e de desenho direcionados às Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) com o tema “Tempo e Vida”, no âmbito dos estabelecimentos prisionais do Estado. A atividade é incluída na programação do Setor de Educação e Capacitação do Depen e dos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJAs), responsáveis pela escolarização básica no Sistema Prisional. O Depen é vinculado à Secretaria estadual da Segurança Pública (Sesp).

Os concursos literário, que está na terceira edição, e o de desenho, que está na segunda, contam com a parceria da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Biblioteca Pública do Paraná, Academia Paranaense de Letras, Fundação Cultural de Curitiba, Freguesia do Livro, Fundação Sidônio Muralha, Universidade Federal do Paraná e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Os editais de lançamento foram publicados no mês de maio.

A iniciativa tem por objetivo motivar a produção textual, desenvolver as habilidades de leitura e escrita, incentivar a criação artística literária e promover a cultura entre os presos. Já no concurso de desenho, a intenção é motivar a criação artística das pessoas privadas de liberdade do sistema prisional do Estado, desenvolvendo, assim, a criatividade, a expressividade e as habilidades artísticas.

De acordo com o diretor-geral do Departamento Penitenciário, Francisco Caricati, o órgão tem redobrado esforços para atender o maior número de detentos nos programas de educação, e iniciativas como essas contribuem para proporcionar aos detentos oportunidades reais de mudar de vida após a saída do sistema prisional.

“Buscamos sempre fazer a expansão cultural dos presos para que possam desenvolver o seu conhecimento e sua espiritualidade através de atividade como os concursos literário e de desenho. Para o Depen, é de fundamental importância o envolvimento das várias instituições que promovem este evento, possibilitando que o preso possa ter essa evolução”, diz.

Depen inaugura nova estrutura de Complexo Social para egressos em Cascavel

Caminhão "americano" é entregue aos bombeiros de São José dos Pinhais

QUEM PODE PARTICIPAR – Podem participar do concurso os presos que estão no programa Remição pela Leitura e adeptos da leitura livre; matriculados no CEEBJAs; implantados em canteiros de trabalho; inscritos em Cursos de Qualificação Profissional; graduandos e pós-graduandos matriculados em instituições de ensino superior; e participantes em quaisquer projetos culturais de arte, esporte e cultura.

O Setor de Educação e Capacitação do Depen, em conjunto com os CEEBJAs prisionais, é responsável pela organização e todos os encaminhamentos para a realização de ambos os concursos.

No concurso literário as pessoas privadas de liberdade deverão elaborar um texto, podendo ser um conto, crônica, carta ou poesia manuscrita; e para o concurso de desenho um trabalho que represente a temática "Tempo e Vida".

Neste ano, segundo a coordenadora do Setor de Educação e Capacitação do Depen, Irecilse Drongek, um dos motivos da escolha do tema é a oportunidade de explorar a imaginação e também as experiências de vida por qualquer tempo e em todo lugar.

“A temática escolhida remete a várias reflexões da vida em relação ao tempo. Desta forma, a escrita flui livremente e dá liberdade à imaginação, o que possibilita uma produção textual bem diversificada, de acordo com vivência de mundo de cada autor/escritor”, afirma.

Roubos em ambientes do transporte coletivo caem 48,6% no primeiro semestre

PREMIAÇÃO – Os resultados dos vencedores serão publicados no site do Depen no dia 13 de dezembro, após a definição da comissão julgadora. A premiação está prevista entre os dias 13 e 17 do mesmo mês. No caso do concurso literário, os dez primeiros colocados de cada CEEBJA recebem como premiação livros novos de literatura, providenciados pela comissão local de cada CEEBJA, e certificados de participação.

Além disso, os 40 textos finalistas de âmbito estadual serão publicados em livro digital, e seus autores receberão livros de literatura e certificados de participação.

Em relação ao concurso de desenho, o primeiro colocado receberá como premiação um kit de desenho e um certificado de participação e, ainda, será capa da publicação de um livro digital, a ser publicado em parceria com colaboradores. Também recebem a premiação os dez desenhos selecionados em nível estadual, com certificado de participação no concurso, um kit de desenho e a participação na Exposição Virtual de Desenhos do Depen/PR.

Segurança Pública e prefeituras de Toledo e Irati vão compartilhar informações

HISTÓRICO – As últimas edições de ambos os concursos foram realizadas em 2019, com a temática Alma Livre, e teve a participação de 414 presos, sendo que os melhores textos, conforme a avaliação da comissão julgadora, foram selecionados em etapas regionais e estadual e publicados (20 poesias e cinco desenhos) em formato de livro pela Biblioteca Pública do Paraná.

O primeiro aconteceu em 2016, e teve como tema contos de Natal, com a participação de 610 presos, sendo que 12 contos foram selecionados. Na ocasião, os textos escolhidos tiveram a publicação em um livro digital, divulgação dos textos premiados em jornal impresso, certificados, camisetas e livros de literatura.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 | Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal