Moreira Sales, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

25/01/2022 | Concebido por Goioerê

Detran-PR esclarece dúvidas sobre o sistema Renave 0 km, para carros novos

Detran-PR esclarece dúvidas sobre o sistema Renave 0 km, para carros novos

Sistema mais seguro para transações de carros 0 km foi lançado nesta segunda-feira e consiste em transações sistêmicas entre montadora e concessionária, concessionária e comprador final.

O sistema Renave 0 km, lançado pelo governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), cadastra e comercializa todos os veículos zero quilômetro do Brasil por meio do Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave), controlando o estoque e evitando fraudes.

Com este sistema, desde segunda-feira os veículos faturados do fabricante (montadora) para as concessionárias já entram no sistema Renave. Desta forma, as concessionárias precisam se adequar para emitir, junto com a nota fiscal, a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo Eletrônica (ATPV-e), documento que antes era emitido somente para veículos usados.

Assim, quando o comprador comparecer ao Detran para realizar o serviço de primeiro emplacamento, o sistema já trará a informação da concessionária que vendeu o veículo e do cidadão que o comprou.

Detran-PR e Senatran lançam o novo modelo de placa preta para veículos de coleção

Onde está a sua CNH? No Detran-PR há mais de 30 mil aguardando a retirada

Para o cidadão, em tese, nada muda neste processo, a não ser o componente adicional de segurança. Com o sistema gerando esta informação, não há clonagem de veículos que ainda estão à venda.

“O que estava acontecendo com frequência, é que veículos em concessionárias diferentes, em estados diferentes, sendo vendidos com o mesmo número de chassi. Com este registro, podemos zerar a incidência de veículos com o chassi clonado”, explica o diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita.

Para vendas diretas e veículos usados, o Detran-PR ainda não tem previsão de lançamento do sistema.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 | Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal