Moreira Sales, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

25/03/2017 | Concebido por Goioerê

Goioerenses participaram da 2ª Edição - Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná em 2015

Goioerenses participaram da  2ª Edição - Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná em 2015

Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná - 2ª Edição

A segunda edição do Setores Portadores de Futuro foi realizada na cidade de Campo Mourão em março de 2015, onte teve a participação dos goioerenses Jairo Tomazelli representando o SIte Guia Goioerê e Dr. Edson da Rosa como convidado e também participou o então atual secretário da Indústria e Comércio Jaelson Carlos Pereira, representando a Prefeitura Municipal de Goioerê, juntamento com representantes de todas as cidades de nossa micro região, onde foi dicutido, analizado e votado as necessidades para os próximos 10 anos, qual as prioridades mais urgentes nossa região necessitava.

Entenda mais sobre o projeto.

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) lançou em 2005 o projeto Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná, com o objetivo de identificar os setores e áreas industriais mais promissores para o estado em um horizonte de 10 anos. Foram priorizados 13 setores produtivos e áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado.

Vencido o prazo de 10 anos, em 2015, o Sistema Fiep em parceria com o Sebrae-PR retoma o ciclo de prospectiva estratégica no Paraná em busca de novas oportunidades de prosperidade, por meio de um novo processo de identificação de Setores Portadores de Futuro em um horizonte de 10 anos, ou seja, de 2015 a 2025.

Objetivo: Identificar setores e áreas portadores de futuro para a indústria paranaense que possam situar o estado em uma posição competitiva em nível nacional e internacional em um horizonte temporal de 10 anos.

Objetivos específicos: Traçar panorama socioeconômico por meio de indicadores referentes à indústria, à economia e a sociedade; Levantar tendências sociais e tecnológicas que deverão marcar o desenvolvimento industrial do estado nos próximos anos; Mobilizar empresários, tomadores de decisão e formadores de opinião em um processo de reflexão sobre orientações para o desenvolvimento industrial; Identificar setores e áreas indutores de desenvolvimento de acordo com as especificidades regionais; Identificar setores e áreas indutores de desenvolvimento em uma perspectiva transversal para todo o estado.

Público-alvo: Governo do estado, municípios, instituições de ensino e pesquisa, terceiro setor e iniciativa privada.

Realização: Observatórios Sistema Fiep

Demandante: Sistema Fiep

Apoio financeiro: Sebrae-PR

Metodologia: Considerando os pressupostos da Prospectiva Estratégica as principais etapas do projeto consistiram em: Recorte geográfico do estudo; Estudos de base; Pré-seleção de setores e áreas; Estudos de tendências; Painéis de especialistas; Consolidação de resultados.

Principais resultados: Realização de 10 painéis de especialistas, um para cada mesorregião do estado do Paraná, nos quais foram mobilizados 556 pessoas.

Os painelistas de cada mesorregião priorizaram os setores mais promissores respeitando as especificidades regionais. Após um intenso processo de sistematização e análise foram definidos os 18 Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná, considerando os próximos 10 anos.

 http://www.fiepr.org.br/observatorios/setores-portadores-de-futuro-para-o-estado-do-parana---2-edicao

 

Para baixar o PDF do projeto completo clique no link abaixo.

Arquivos da matéria

Baixar arquivos

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | FIEP

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 | Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal