Moreira Sales, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

21/08/2017 | Concebido por Umuarama

A AIUR - Associação da Imprensa de Umuarama e Região emite nota contra abuso de autoridade do Delegado de Palotina

A AIUR - Associação da Imprensa de Umuarama e Região emite nota contra abuso de autoridade do Delegado de Palotina

    A Associação da Imprensa de Umuarama e Região (AIUR) repudia veementemente toda e qualquer forma de intimidação ou ato de violência contra os profissionais da imprensa, por isso vem a público para expor um acontecimento lamentável ocorrido na madrugada do último domingo (20), em uma festa open-bar realizada por acadêmicos dos cursos de Odontologia e Veterinária no Parque de Exposições de Umuarama.


    Presente à festa, o delegado chefe da Polícia Civil de Palotina, Dr. Ezequias Barbosa Cavalcanti Filho, envolveu-se pessoalmente em uma briga. Vários profissionais da imprensa estavam no local para fazer a cobertura jornalística do evento e, ao constatar o desentendimento que converteu-se em pancadaria, iniciaram os registros.


    Ao perceber que estava sendo filmado e fotografado, o delegado irou-se a ponto de agredir fisicamente a repórter Flávia Azevedo, do site Umuarama News. Ele também quebrou a câmera e deu voz de prisão ao cinegrafista Henrique Azevedo, do mesmo veículo. Já na Delegacia de Umuarama, o delegado de Palotina também deu voz de prisão e confiscou os equipamentos de trabalho e os telefones celulares da repórter Carla Ribeiro e do cinegrafista Diego Alberto, ambos profissionais da TV Caiuá, em atos onde o chefe da 20ª Subdivisão Policial de Palotina apresentava-se visivelmente fora de controle.


    Mais que lamentável, a AIUR considera atos como este extremamente preocupantes. Ataques a profissionais que estão no livre exercício de seus ofícios são execráveis, principalmente quando vindos de pessoas como um delegado de polícia, onde a ponderação e o equilíbrio são características consideradas básicas e minimamente esperadas.


    Não vivemos em tempos e nem em terras onde o coronelismo e o despotismo grassam. Vivemos tempos de liberdade, de coberturas jornalísticas sem amarras, onde grandes e pequenos têm o mesmo peso quando a informação pura dos fatos deve ser o objetivo.


    Não vamos tolerar abuso de poder em pleno ano de 2017 e tampouco nos calar ante ações claramente expúrias vindas de quaisquer pessoas, ainda mais de representantes de órgãos que servem exatamente para a proteção e defesa da integridade dos cidadãos brasileiros.


    A Associação da Imprensa de Umuarama e Região clama por justiça e exige uma apuração rigorosa dos inaceitáveis fatos com a devida punição dos responsáveis por macular o livre exercício do jornalismo na cobertura de ocorrências de interesse da sociedade.

 

Reginaldo Meira de Barros
Presidente

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | AIUR - Associação da Imprensa de Umuarama e Região

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 | Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal