Moreira Sales, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Moreira Sales

21/09/2018

Associações de produtores de leite recebe educandos da ENFOC em Moreira Sales

Associações de produtores de leite recebe educandos da ENFOC em Moreira Sales

Aconteceu na terça-feira, 11, no período da tarde, a visita pedagógica da turma de educadores e educandos do III Módulo da ENFOC – Escola Nacionalde Formação da Contag, no município de Moreira Sales, para conhecerem a experiência da Aprosales – Associação de Produtores Rurais de Moreira Sales.

Os participantes, 34 ao todo, público formado por presidentes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais de 12 municípios, diretores e associados,  foram recebidos pelo responsável local da Emater – Márcio Perin, idealizador da associação, acompanhado do presidente da entidade – Júlio Cesar Benvenuto.

O técnico da Emater – Márcio Perin, falou sobre a fundação da associação em julho/2013,quando produtores de leite de Moreira Sales visitarem outras associações da região nos municípios de Boa Esperança, Farol e Mamborê.Um grupo de 4agricultores decidiu pela constituição da Aprosales, visando inicialmente negociar o preço do leite, que era muito desigual entre as empresas compradoras e também entre os produtores.

Atualmente a associação tem 90 sócios, sendo que 65 são produtores de leite e comercializam em média 14.000 litros de leite dia e 25 são produtores de olericolas, panificios e frutas, que comercializam seus produtos através do PNAE Municipal e Estadual.

A associação recebe assessoria do Instituto Emater epossui grande parceira com a Prefeitura Municipal, hoje tendo como gestor o prefeito Rafael Brito do Prado, e com o Departamento Municipal de Agricultura, através do Secretário Marcelo Marangoni, além do apoio de deputados federais e estaduais, que já viabilizaram emendas parlamentares para compra dos seguintes máquinários e equipamentos: tratores, carretas, ensiladeiras, distribuidor de esterco e calcário, conjunto de inseminação e resfriadores.

Os equipamentos são cedidos pelo município através de comodato; também disponibiliza um barracão, onde funciona a sede da entidade, e um estagiário que cuida da parte administrativa.

A Enfoc é promovida pela Fetaep em suas 10 Regionais Sindicais e fica sob responsabiliade dos diretor da formação – Cláudio Rodrigues, do presidente – Ademir Mueller, da assessora de formação da Fetaep – Luciana Polizeli e na região com a colaboração da assessora da Fetaep/Emater – Solange Santos.

A Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), criada em 2006, se consolida como espaço de reflexão crítica da prática sindical. Por meio de sua estratégia e prática, o Movimento Sindical vem experimentando processos formativos amplos que alcançam, desde as comunidades rurais até as esferas nacionais, envolvendo lideranças locais, dirigentes de sindicatos, federações e confederação.

 

PUBLICIDADE

 

Fonte: MOREIRA SALES | CIDADE PORTAL | Emater ? Moreira Sales

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 | Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal