Moreira Sales, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Moreira Sales

24/10/2018

Projeto Carnes Nobres e Madeira de Qualidade

Projeto Carnes Nobres e Madeira de Qualidade

O Instituto Emater em parceria com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), firmaram convênio em Dezembro de 2016, para  apoiar projetos de ATER em sintonia com os resultados das pesquisas de campo executadas pelas instituições oficiais de ATER, sob coordenação da ASBRAER.

o Projeto tem por objetivo a Instalação de URT’s (Unidades de Referências Tecnológica), para ações de difusão da Extensão Rural, direcionadas para a produção de carne e madeira de qualidade superior certificadas, aumentando a renda dos pecuaristas/bovinocultores de corte, através do aumento de produtividade e qualidade, buscando o uso de tecnologias sustentáveis para abaterem animais em até 24 meses, com tipo e padrão de carcaças melhoradas e ofertando, em escala, para o comércio carne de qualidade (sanidade, precocidade, maciez e sabor). Simultaneamente, através dos sistemas silvipastoris, obter Madeira de alta qualidade, utilizando-se técnicas silviculturais adequadas, espécies florestais melhoradas e definidas para produção de madeira para desdobro.

O Projeto tem por abrangência região Noroeste do Paraná (Arenito Caiuá), compreendendo as regiões de Cianorte, Umuarama e Paranavaí, e prevê a implantação de 15 Unidades de Referência Tecnológica (URT’s) em Sistemas Silvipastoris (cinco em cada região), além de outras propriedades a serem utilizadas na difusão da tecnológica (200 produtores), para a produção de carnes nobres e posteriormente madeira de alto padrão, bem como a capacitação de técnicos ligados a ATER (Prefeituras, Cooperativas, Associações, Sindicatos, Emater, etc).

Uma das unidades de referência foi implantada em outubro de 2018 na Fazenda Cristo Rei

De propriedade de Antônio “Toneca” Ferreira em Cidade Gaúcha, região de Cianorte, onde foi implantado a espécie florestal Eucalyptus ssp, variedade Urugrandes (clonada).

A implantação no início foi consorciada com capim Napier (2 anos), e posteriormente será implantada a pastagem perene.

A equipe executora pretende difundir as novas tecnologias implantadas nas unidades de referência  para as demais propriedades da região, buscando efetivamente a sustentabilidade da atividade.

 

 

Equipe executora do projeto:

Eng. Agrônomo Msc Jorge Maurino da Silva

Eng. Florestal Msc Erni Limberger

Zooctenista João Batista Barbi

Med. Veterinário José Antônio A. Osório

 

PUBLICIDADE

Fonte: MOREIRA SALES | CIDADE PORTAL | EMATER - Unidade Regional

Projeto Carnes Nobres e Madeira de Qualidade
Projeto Carnes Nobres e Madeira de Qualidade
Projeto Carnes Nobres e Madeira de Qualidade
Projeto Carnes Nobres e Madeira de Qualidade
Projeto Carnes Nobres e Madeira de Qualidade

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 | Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal