Moreira Sales, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Moreira Sales

11/12/2018

Emater discute junto com produtores resultados da ILP em Moreira Sales

Emater discute junto com produtores resultados da ILP em Moreira Sales

Evento técnico marcado para 14/12/18 discutirá com produtores locais e de cidades circunvizinhas os resultados obtidos após 2 anos de acompanhamento da UR em ILP no município. O produtor faz parte do grupo de assistidos pelo Instituto Emater e desde janeiro de 2017 a propriedade vem sendo trabalhada pelo extensionista local Fernando Alves como unidade de referência junto aos produtores no Programa Pecuária Moderna.

A Integração-Lavoura-Pecuária (ILP) é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários dentro de uma mesma área. Pode ser realizado em cultivo consorciado, sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mutuo em todas as atividades, buscando otimizar o uso da terra, elevando produtividade e diversificando a produção com qualidade.

A propriedade conta com 72,8 ha, destes 48,4ha é destinada a atividade de cria da raça nelore comercial e 24,4ha a lavoura na safra e integração na safrinha. Anterior a adoção da tecnologia o produtor Lairton B. Garcia relatava muitas dificuldades para manter os animais no período do inverno (período no qual há uma diminuição na produção de forragens devidos a fatores entre eles climáticos), havendo a necessidade de venda antecipada de animais e ainda a suplementação volumosa no cocho. 

Iniciamos o trabalho com  um diagnóstico geral da propriedade, para identificação dos pontos fortes existentes e pontos a melhorar, para que assim consigamos traçar as metas e objetivos da propriedade, assim para a safra 2016/2017 foi proposto a implantação da braquiária após a colheita da soja, neste ano foi realizado em 2 parcelas, uma área solteira, onde atenderia um primeiro momento os animais e em outra área consorciada com o milho safrinha, para ser utilizada após a colheita do milho, na safra seguinte (2017/2018) o milho safrinha deu espaço a braquiária solteira, para que a área fosse totalmente utilizada para os animais.

Após a adoção da ILP aliado a um planejamento forrageiro adequado e acompanhamento constante das atividades o produtor comemora bons resultados na lavoura com produtividades medias a cima de 70sc/ha de soja nas duas últimas safras e no rebanho não há mais a necessidade da venda de animais e suplementação volumosa, apenas com um manejo adequada das pastagens tem conseguido uma taxa de lotação média das 2 safras de 3,2UA/há no período de inverno nas áreas de integração, o que faz com que as outras áreas estejam em descanso nesse período, ofertando dessa forma pastagem de boa qualidade para os animais durante o ano todo, com esse manejo o produtor tem obtido bons resultados com os animais, as matrizes saem do período de inverno com um bom escore corporal o que impacta positivamente na estação de monta, melhorando a taxa de natalidade, maior peso ao desmame dos bezerros, menor mortalidade de animais.

A ILP é uma ferramenta estratégica que além de proporcionar ganhos para a lavoura, também traz benefícios para a pecuária e para a conservação de solo, desde que bem planejada e com um acompanhamento e monitoramento constante vem para somar com a produção agrícola de nosso país.

 

PUBLICIDADE

Fonte: MOREIRA SALES | CIDADE PORTAL | Unidade Local Emater Moreira Sales

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 | Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal