Moreira Sales, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Policial

25/04/2019 | Concebido por Umuarama

Polícia Militar de Umuarama apreende carga de cigarros contrabandeados no valor aproximado de 4,5 milhões

Polícia Militar de Umuarama apreende carga de cigarros contrabandeados no valor aproximado de 4,5 milhões

A equipe CPU, cumpria ordem de operação Tiradentes e por volta das 10h20min foi informada via COPOM, que um caminhão azul estaria realizando manobras perigosas na rodovia PR-323. Foi então solicitado apoio da equipe Centro para realizar a abordagem do veículo. 

O caminhão citado foi visualizado na rodovia, próximo a loja da Havan e sendo realizada a abordagem do mesmo no Posto 3 Cavalos. Ao ser abordado o condutor, Anderson Emiliano da Silva, apresentou muito nervosismo, sendo solicitado seus documentos e os documentos do veículo, além da nota do transporte como de praxe. 

Que neste momento o indivíduo falou a equipe, “A senha é Barba”, sendo questionado sobre o que queria dizer, vindo a falar que “vocês sabem o que é, a senha é Barba”. Que diante da estranheza da situação, foi então solicitado que abrisse o semirreboque, para que fosse conferida a carga. 

 Ao ser aberto foi possível visualizar dois pallets frontais com carga de frango até o teto, porém, em uma fresta foi possível visualizar que por trás destes pallets, haviam outras caixas diferentes das de frango.

Que diante dos fatos atípicos, o veículo foi então conduzido até a Rua Bartira para que a carga de frango pudesse ser retirada da frente por uma empilhadeira, emprestada da empresa Destro Acabamentos. Que neste momento foi então confirmado se tratar de carga exclusiva de cigarro, sendo utilizado uma “camada” de carne de frango como tentativa de enganar eventuais abordagens. 

Que neste momento foi então solicitado apoio da equipe de operações com cães do 25° BPM para aplicar o cão de faro de entorpecente na carga. Foi então feito contato com a delegacia da PF de Guaira, informado do fato e questionado sobre o que poderia ser feito com a carga de frango que se encontrava no caminhão, sendo então orientado que o delegado havia autorizado a doação de tal carga de carne, necessitando apenas que fosse encaminhado os demais ilícitos localizados.Que diante disto foi feito contato com um distribuidor de alimentos, que se dispôs a armazenar de forma correta tais mantimentos até que fosse feita a doação da carne totalizando 2496KG. 

Que foi contabilizado aproximadamente 1700 volumes de cigarro oriundos do Paraguai da marca EIGHT, sendo então o veículo encaminhado ao 25° Batalhão, para ser entregue na Receita Federal no dia seguinte devido à falta de condutor habilitado para este tipo de veículo.

Que enquanto eram realizados as diligencias, foi recebido uma nova ligação via 190, desta vez em caratêr de anonimato, informando que haveria outra carreta, muito semelhante a esta apreendida na antiga fábrica de Biscoitos Naga, situada na PR-468. Que de posse de tais informações, foi deslocado a equipe SUL até o endereço fornecido, onde foi possível visualizar uma carreta com as mesmas características repassadas dentro de um galpão.

Em contato com o senhor que cuida do local, o mesmo informou as equipes que o galpão era alugado e era usado por uma fábrica de sofás. Foi solicitado que entrasse em contato com o responsável, dando como resposta que não tinha o contato de quem alugava, mas que já disse diversas vezes para o dono do local que não deveria alugar o galpão “para esse tipo de gente”. 

Diante da suspeita, foi solicitado apoio do guincho para mover a carreta obtendo sucesso, sendo possível então abrir o compartimento traseiro e confirmando se tratar efetivamente de carreta carregada com aproximadamente 1800 volumes de cigarro oriundos do Paraguai da marca GIFT. A segunda carreta foi também encaminhada a sede do 25° BPM guinchada, por não apresentar chave, sendo eu ambas serão encaminhadas a Receita federal para conclusão da ocorrência.

Segundo informações os dois caminhões apresentam adulteração/falsificação de placas dando indício de maiores alterações que somente com perícia poderá ser identificado e constatado.

A carga TOTAL estimada é de 1800 volumes de cigarro, somando as duas carretas. Dando um valor de carga de R$ 4.500.000,00

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | Comunicação Social do 25° BPM

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 | Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal