Moreira Sales, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

25/05/2019 | Concebido por Goioerê

Mais 114 prefeituras se capacitam para participar da elaboração do Plano Estadual de Habitação 2019

Mais 114 prefeituras se capacitam para participar da elaboração do Plano Estadual de Habitação 2019

Técnicos da Cohapar concluíram nesta sexta-feira (24) mais quatro ciclos de treinamento com funcionários de prefeituras paranaenses para atualização do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Paraná (PEHIS-PR). Ao todo, representantes de 114 prefeituras participaram ao longo dos últimos quatro dias das capacitações e trabalharão a partir de agora no cadastramento dos dados específicos sobre as demandas por moradias em suas localidades.

Em três dos quatro encontros, houve 100% de adesão dos municípios sob a abrangência das regionais da Cohapar. Nas próximas duas semanas, o trabalho de treinamento da Cohapar será concluído com mais três eventos, em Guarapuava, Francisco Beltrão e Ponta Grossa.

O objetivo é que os dados dos 399 municípios paranaenses sejam compilados para traçar um diagnóstico completo do estado e, assim, estabelecer prioridades de investimentos para o setor nos próximos anos. Os dados serão analisados e posteriormente divulgados ao público pela companhia de modo a construir o novo PEHIS-PR, cuja última atualização aconteceu em 2015.

Segundo a coordenadora do PEHIS-PR na Cohapar, Bernadeth Dickow, que ministrou os cursos, a atualização da ferramenta faz parte da proposta de modernização da gestão habitacional. “A atualização do plano nos dará um diagnóstico mais preciso sobre o setor”, afirma. “Com a participação efetiva das prefeituras, temos grande precisão nas informações, que serão posteriormente fornecidas a todos os cidadãos, o que torna o PEHIS-PR um modelo nacional neste sentido”, afirma.

SISPEHIS – Chamado de Sistema de Informações Sobre Necessidades Habitacionais (SISPEHIS), a ferramenta está disponível de forma online às prefeituras, que indicam os técnicos que farão a inserção e atualização dos dados. Nele, são colocadas informações quantitativas e qualitativas sobre o déficit habitacional, além de fotos e dados de geolocalização para um mapeamento detalhado dos problemas e demandas identificadas em cada localidade.

O Paraná é atualmente o único ente federativo que possui uma ferramenta deste porte para traçar um diagnóstico completo sobre as condições de moradia da sua população.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 | Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal