Moreira Sales, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Esportes

09/08/2019 | Concebido por Goioerê

Colégio São Francisco Xavier comemora título inédito dos JEPS

Colégio São Francisco Xavier comemora título inédito dos JEPS

A final feminina do handebol na fase final do 66º Jogos Escolares do Paraná (JEPS), em Foz do Iguaçu, terminou, na quinta-feira (08.08), em festa para a equipe do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá, que conquistou a inédita medalha dourada da categoria 15 a 17 anos e a classificação aos Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que acontecerá entre os dias 16 a 30 de novembro, em Blumenau (SC). Como o Paraná ficou em 3º lugar na última edição da competição não precisará competir à etapa regional amarela, classificando direto para a etapa nacional.

Diante das bicampeãs do Colégio Santa Maria, de Cascavel, as maringaenses ditaram o ritmo da partida e não recuaram frente às adversárias, que suaram a camisa pra igualar o placar, mantido à frente pelo time da Cidade Canção, fechando o marcador em 20 a 15, com parciais 11/08 e 09/07, resultado que colocou o time maringaense no lugar mais alto do pódio pela primeira vez na história da instituição de ensino.

Para passar tranquilidade à equipe, o técnico Vinicius Piffer Breschiliare disse que tirou o foco da etapa nacional, instruindo às atletas para focarem na disputa estadual. “Primeiro tínhamos que vencer aqui. Viemos com um grupo que é 65% da categoria 2002, jogam juntas há três anos, neste período caímos em duas semifinais, uma perdemos de um gol e outra na prorrogação, também de uma bola. Viemos esse ano sabendo que teríamos plenas chances de sermos campeãs, mas, se não conseguíssemos executar o que foi trabalhado durante um tempo não iríamos conquistar o título”, afirmou Vinicius.

E acrescentou: “Acho que as meninas assimilaram muito minhas instruções. Foram guerreiras do início ao fim, pedi pra elas - são 50 minutos que vocês vão ter que correr, depois a gente pensa lá na frente -, então elas focaram e foram até o final, só tenho a agradecer aos pais delas que confiaram no nosso trabalho, ao colégio, à diretora Eliza Shiozaki, que sempre apoiou o nosso esporte e aos nossos parceiros”, enalteceu Vinicius, que, na próxima semana, inicia à preparação à etapa estadual de uma competição promovida pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar e à regional amarela.

Com a medalha de prata da competição, o técnico cascavelense Marcos Galhardo disse que já aguardava um jogo difícil, que seria definido em detalhes por quem errasse menos. “Minha equipe é composta por atletas mais novas, tivemos muitos erros primários que a equipe de Maringá não cometeu e isso acabou fazendo a diferença no final do jogo. Havia dito ao meu time que se fizéssemos um jogo com poucos erros técnicos teríamos uma disputa igualitária, mas, como tivemos erros muito acima da média, até em função da partida decisiva, com Maringá pressionando a minha equipe, ficamos atrás no placar”, analisou Marcos.

O Colégio São Francisco Xavier estava há três anos perseguindo esse título e há 2 anos o Colégio Santa Maria tirou o elenco da semifinal. “É um time que vem jogando junto há três anos, muito bem comandado e a gente fez o que pôde, chegamos até onde deu, brigamos até o último minuto, só temos que parabenizar a equipe de Maringá e nos prepararmos para o próximo ano”, expôs Marcos.

Na decisão do 3º lugar, a seleção do Colégio Estadual Humberto de Campos, de Santo Antonio do Sudoeste, venceu de virada o elenco do Colégio Estadual Professora Eudice Ravagnani de Oliveira, de Florestópolis, por 19 a 18.

Na 5ª posição ficou o Colégio Estadual Professora Regina Tokano, de Uraí, seguido do Colégio Estadual Vicente Tomazini, de Florestópolis; Colégio Estadual Leonilda Papen, de Mercedes; Colégio Estadual Hermínia Lupion, de Ribeirão do Pinhal; Colégio Estadual Senador Moraes de Barros, de Jussara; Colégio Estadual Moysés Lupion, de Antonina; Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, da Colônia Vitória de Guarapuava; Colégio Estadual São Judas Tadeu, de Palmas; Colégio Estadual José Alfredo de Almeida, de Mariluz; Colégio Estadual Cristovão Colombo, de Jardim Alegre; Colégio Estadual Duque de Caxias, de Saudade do Iguaçu; Colégio Orione, de Quatro Barras; Colégio Estadual Professor Mariano Camilo Paganoto, de Foz do Iguaçu, e em 18º lugar terminou o Colégio Estadual do Campo Maralucia, de Medianeira.

Acompanhe informações diárias sobre a competição pela fanpage www.facebook.com/jogosescolaresdoparana. Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, e contam com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação e do município de Foz do Iguaçu.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE ESPORTE E TURISMO DO PARANÀ

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 | Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal