Moreira Sales, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Esportes

26/11/2019 | Concebido por Goioerê

Jogo das Estrelas reúne craques do futebol paranaense em Angra Doce

Jogo das Estrelas reúne craques do futebol paranaense em Angra Doce

Grandes nomes do futebol paranaense estiveram reunidos, no fim de semana, na região de Angra Doce para duas partidas do Jogo das Estrelas, atração que integra a programação da 5ª etapa dos Jogos de Aventura e Natureza (JANS), uma iniciativa pioneira promovida pelo Governo do Paraná por meio da Superintendência do Esporte.

O Estádio Municipal José Odair, em Salto do Itararé, recebeu o primeiro confronto, que terminou empatado em 3 a 3 diante dos anfitriões. O segundo compromisso dos ex-atletas que fizeram história no futebol foi no Estádio Djalma Salles contra um combinado de Carlópolis, vencido pelos donos da casa por 5 a 0, com gols de Juliano (2), Neumann, Paturi e Edinho. “Receber esses jogadores em nossa terra é um grande prazer. Poder dividir o campo com essas estrelas que brilharam no passado e hoje se dispuseram a colocar a chuteira pra jogar com a gente, nos proporcionou um momento único que, com certeza, ficará marcado pra sempre na vida de quem participou deste jogo. O legal é manter o vínculo de amizade, o respeito que temos uns com os outros, além de poder confraternizar e colocar o papo em dia com eles, isso não tem preço”, declarou Juliano, que fez dois gols na vitória carlopolitana.

Autor do primeiro gol, Marcelo Neumann atuou profissionalmente por vários anos, tendo passagens pelos clubes de Paranavaí (PR), Cascavel (PR), Roma de Apucarana (PR), Ponte Preta (SP), Santo André (SP), América de Natal (RN), Rio Branco (AC), do Royal Standard de Liège, na Bélgica, e Aurora, na Bolívia. “Ganhamos a partida, mas o mais importante não é o resultado do jogo e sim receber esses jogadores que levaram o nome do Paraná para vários lugares do Brasil e do mundo, que fizeram história no futebol”, ressaltou Neumann, elogiando a iniciativa inédita do Governo do Estado: “Trazer novas modalidades pra região fomenta a prática esportiva e desperta o interesse da população em conhecer esses esportes, é muito interessante o formato do evento. Nesta semana teremos oficinas de canoa havaiana, slackline e stand up paddle em Ilha Bela, toda a comunidade está convidada a participar”, pontuou.

O time de Carlópolis também contou com outros ex-atletas profissionais como Alex, que jogou por três temporadas no antigo Esporte Clube Pinheiros e que após uma fusão com o Colorado Esporte Clube foi fundado o Paraná Clube, agremiação por qual atuou por um ano, sagrando-se campeão júnior em 1990. E ainda Marquinhos Ferreira, que jogou pelo Athletico (PR), Coritiba (PR), Vitória (BA) e Bahia (BA). O time também contou com os irmãos Djalma, Dinalberto e Márcio da Cunha, além de Alex e Airton Soares dividindo o gramado.

Revivendo sua história

Pelo time das estrelas um dos destaques foi o meia Ademir Alcântara, que em 1984 foi artilheiro do Campeonato Gaúcho jogando pelo Pelotas (RS), o que lhe rendeu a contratação para jogar no Internacional. Habilidoso e de drible fácil chamou atenção do Benfica de Portugal, onde atuou por duas temporadas, além de ter jogado por outros clubes portugueses e brasileiros, como o Coritiba, no qual encerrou sua carreira em 1996. “É sempre um prazer quando a gente é convidado pra participar, já passamos por várias cidades e é muito bom reviver os tempos em que atuei como profissional. Poder viajar junto com os jogadores no ônibus, conversando, dando risada, fazendo brincadeiras, é maravilhoso! No jogo contra Carlópolis ainda encontrei com o Marquinhos, com quem joguei no Coritiba em 1996, foi muito legal”, mencionou Ademirável, um de seus tantos apelidos no meio futebolístico.

Integrando a equipe das estrelas pela primeira vez, o ex-jogador Milla, que atuou pelo Portuguesa (SP), São Bento (SP) e Inter de Mineira (MG), falou da oportunidade e do quanto é grato em dividir o campo com ex-atletas de renome nacional. “Foi uma experiência muito boa, agradeço imensamente o convite, poder reencontrar velhos amigos e dividir o campo com eles me deixou muito feliz”, relatou Milla, que atualmente está à frente da Escolinha Athletico Furacão, projeto social que atende cerca de 100 crianças anualmente.

Ainda reforçaram a seleção das estrelas nomes como do goleiro Sérgio Escorsin, Julio, Juarez, Polaco, Ney Santos, Tiago Campos, Cezar Zanetti , dentre outros. Os jogos foram comandados pelo trio de arbitragem Adilson Luzardo, Alicio Rodrigues Araújo e Felipe Gomes.

Conforme o Milton Do Ó, um dos organizadores, a atração visa resgatar a autoestima dos ex-atletas de futebol profissional, que após encerrarem a carreira por vezes ficam de fora do mundo da bola. “Com o Jogo das Estrelas queremos resgatar a história destes atletas, torná-los notícia com base no trabalho que prestaram enquanto profissionais e na atualidade através das funções que desempenham para fomentar o esporte. Fora do contexto da bola por vezes ficam esquecidos, com isso desenvolvem doenças como a depressão, para que isso não aconteça estamos promovendo esse projeto”, ressaltou Milton.

Dez jogos

A Esporte Paraná realiza há seis anos o Jogo das Estrelas no interior do Paraná e Santa Catarina, promovendo e enaltecendo o trabalho realizado por vários ex-atletas paranaenses. Na primeira edição dos Jogos de Aventura e Natureza foram promovidas dez partidas, tendo como palco as cidades de Matinhos, Guaratuba, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Santa Helena, encerrando a temporada 2019 em Salto de Itararé e Carlópolis.

Novidade em 2020

Com os JANS consolidado, o evento passa a integrar oficialmente o calendário do Governo do Paraná em 2020. Entre as novidades está a entrega de kits esportivos para os projetos sociais nas regiões em que sediarão alguma etapa da competição. “Nós temos como objetivo incentivar a prática do esporte, principalmente entre as crianças nas regiões que recebem os Jogos de Aventura e Natureza. No ano que vem projetos sociais das cidades-sedes vão receber materiais esportivos para iniciação, que serão entregues por estrelas do futebol como Ademir Alcântara, Milton Do Ó, Laguna e tantos outros que nos prestigiam”, antecipou o superintendente do Esporte, Helio Wirbinski, que acompanhou o jogo em Carlópolis após dar o pontapé inicial da partida.

Fotos da competição você confere no facebook da Esporte Paraná. A programação completa da etapa Angra Doce está disponível no link http://jogosaventuraenatureza.com/agenda. Os Jogos de Aventura e Natureza são uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte, e contam com o apoio das cidades-sedes.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 | Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal