Moreira Sales, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

01/02/2020 | Concebido por Goioerê

Cohapar e SEIL realizam seminário sobre a metodologia BIM

Cohapar e SEIL realizam seminário sobre a metodologia BIM

A Cohapar e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) promoveram um seminário sobre a plataforma BIM na sede da companhia, em Curitiba, nesta quinta-feira (30). Cerca de 50 profissionais das áreas de engenharia, arquitetura, tecnologia da informação e regularização fundiária participaram do encontro, que teve o intuito de fomentar e ampliar o conhecimento dos funcionários sobre a metodologia.

BIM – Trata-se de uma sigla para Building Information Modeling, ou Modelagem de Informações de Construção em português. Ela permite aos especialistas da área projetar empreendimentos com mais rapidez, precisão e de forma integrada, prevendo já na etapa de planejamento situações envolvendo a construção, manutenção e uso dos empreendimentos, o que previne problemas e reduz custos em médio e longo prazo.

A partir de 2021, apenas projetos habitacionais desenvolvidos dentro da metodologia BIM poderão ser financiadas com recursos federais. As adequações vão beneficiar auxiliar na elaboração de projetos, no orçamento e cotação de materiais e na gestão e fiscalização das obras, com a redução do desperdício de material e mão de obra.

O evento contou com a presença do especialista em BIM e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Sergio Scheer. Segundo ele, a aplicação da metodologia dá mais garantias sobre a qualidade dos projetos desenvolvidos. "[O BIM permite] ter um projeto tridimensional, mais detalhado, com parâmetros que possam ser modificados rapidamente, uma visualização mais fácil para que o governo possa fazer o acompanhamento das suas edificações ou até mesmo de obras de infraestrutura".

Durante as seis horas de capacitação, foram tratados tópicos sobre os desafios e perspectivas para implantação do BIM nos órgãos estaduais, além de estudos de casos de sucesso e da implantação da metodologia na Cohapar. As arquitetas da SEIL Lorraine Santos e Lucimara Lima também ministraram palestras no encontro.

O seminário faz parte das ações do decreto estadual 3080 de 2019, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que instituiu a Estratégia BIM Paraná: Rumo à Inovação Digital nas Obras Públicas.

"A disseminação do BIM vem sendo desenvolvida pela SEIL e nós estamos trabalhando neste projeto piloto dentro da Cohapar", explica o diretor de Programas e Projetos da companhia, Luis Werlang. "Com o uso da metodologia, será possível aprimorar tecnologias, compatibilizar projetos, criar, utilizar e atualizar modelos digitais de uma construção de um modo mais colaborativo", conclui.

INVESTIMENTOS – Além das capacitações, a Cohapar está investindo na aquisição de softwares e de equipamentos de informática complementares utilizados na aplicação do BIM. Um laboratório específico para utilização do sistema está em construção dentro da sede da companhia para aprimoramento dos técnicos envolvidos e desenvolvido de projetos dentro dos parâmetros BIM.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | Companhia de Habitação do Paraná - Cohapar

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 | Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal