Moreira Sales, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

03/03/2020 | Concebido por Goioerê

Curitiba sediará encontro nacional sobre bacias hidrográficas

Curitiba sediará encontro nacional sobre bacias hidrográficas

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo lançou nessa terça-feira (03) o 22º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob). O evento acontecerá de 27 a 30 de outubro, em Curitiba, e busca reunir representantes dos poderes públicos municipal, estadual e federal, Organizações não Governamentais (ONGs), universidades, usuários e interessados para discutir o gerenciamento das águas.

O Paraná possui 16 bacias hidrográficas que somam 196 mil quilômetros quadrados de extensão. "É dever do Estado preservá-las para garantir água de qualidade, além da exploração consciente do turismo aquático", destaca o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

O encontro é organizado anualmente, desde 1999, pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, com o apoio do Estado. "O Fórum não trabalha sozinho. Precisa estar em constante articulação com o Estado para garantir dinamismo e eficácia", explica o coordenador-geral do fórum, Hideraldo Buch.

No ano passado o evento aconteceu em Foz do Iguaçu, com apoio do antigo Instituto das Águas do Paraná, hoje integrado ao Instituto Água e Terra. "O evento de 2019 foi um sucesso. Esperamos no mínimo a mesma intensidade e a mesma autenticidade no 22° Encob", diz o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra, José Luiz Scroccaro.

Na solenidade de lançamento foi instituído o Fórum Paranaense de Comitês de Bacias, assinada a Carta de Princípios do fórum e empossados o coordenador-geral, Arlineu Ribas (presidente do comitê da litorânea); o 1º coordenador adjunto, Silvio Silvestre (diretor do comitê do Piraponema); e o 2º coordenador adjunto, Gandhy Ney de Camargo (presidente do comitê norte pioneiro).

COMITÊS – Atualmente, nove Comitês de Bacias estão em funcionamento no Paraná. O Instituto Água e Terra é o responsável por garantir o apoio necessário para a atuação de cada um, exercendo a função de secretaria-executiva.

ENCOB - O Encob é o maior evento de águas do Brasil por envolver todos os segmentos da sociedade e em função também da composição participativa dos comitês, além de ter o maior alcance de divulgação em todo o Brasil.

A realização dos Encontros Nacionais de Comitês de Bacias também é uma oportunidade para que os gestores discutam os cenários futuros dos recursos hídricos no Brasil e debatam amplamente os compromissos e responsabilidades dos entes do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, com o objetivo de incentivar ações de conservação da qualidade e quantidade das águas.

O encontro em Foz do Iguaçu reuniu cerca de 1,5 mil participantes. Os representantes dos Comitês de Bacias tiveram a oportunidade de conhecer experiências exitosas que estão sendo desenvolvidas no País, além de participar de capacitações e visitas a projetos em implementação no Paraná, visando a boa gestão dos recursos hídricos.

PRESENÇAS – Também participaram do evento de lançamento do 22º Encob o presidente do Instituto Água e Terra e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, Everton Luiz da Costa Souza; a presidente do Comitê da Bacia Pardo e vice-coordenadora do Fórum Nacional de Comitês de Bacias, Valeria Borges Vaz; autoridades e representantes de bacias do Paraná e de outros Estados.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 | Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal