Moreira Sales, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

12/03/2020 | Concebido por Goioerê

Assembleia celebra importância da Casa do Estudante Luterano para a educação do Paraná

Assembleia celebra importância da Casa do Estudante Luterano para a educação do Paraná

A Casa do Estudante Luterano Universitário (Celu) formou deputados, embaixadores, desembargadores, cineastas e outras figuras ilustres da sociedade paranaense e brasileira. A importância da Casa para a educação do Estado foi celebrada na noite desta quarta-feira, 11, na Assembleia Legislativa do Paraná, durante a sessão solene que comemorou os 50 anos da entidade. Durante a solenidade, realizada no Salão Nobre da Assembleia por proposição do primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), a entidade foi agraciada com uma menção honrosa.   

Romanelli destacou a importância do órgão para a educação e a juventude do Estado. “Muitos jovens precisam de um lugar para estudar em Curitiba. A Celu recebeu milhares deles com o sonho de crescer na vida, acolhendo a todos de forma generosa. Quero, publicamente, reconhecer o importante trabalho da Casa com esta homenagem”, disse o parlamentar.

O presidente da Celu na gestão 2019/2020, Gabriel Bertaglia Mendonça de Oliveira, agradeceu a homenagem em nome dos moradores de todas as épocas. “A Casa formou cidadãos capazes de mudar a realidade em sua volta, permitindo às pessoas um ambiente de debate e pluralidade para atingir seus objetivos. A Celu, como uma árvore, não tinha outro destino a não ser dar bons frutos”, ponderou.

O embaixador do Brasil na Estônia, Roberto Collin, foi morador da Casa entre 1973 e 1978. Ele contou que, quando soube da homenagem da Assembleia, fez questão de participar. “Na Casa do Estudante passei os melhores anos da minha vida. Lá me preparei para carreira diplomática”, relevou. “Foi um privilégio esta vivência”, completou.

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Eliazar Borges de Medeiros, compartilha do mesmo sentimento. Morador da Casa, Medeiros contou que a vivência na Celu foi importante para sua formação. “A Celu foi minha família no período em que estive lá. Foi engrandecedor”.

Fundada em 1970, a Celu é um órgão da Igreja Luterana no Brasil. Quem escolhe os rumos da casa são os próprios moradores, que pagam as contas, cuidam do patrimônio, decidem sobre o orçamento e escolhem os membros da diretoria, dos conselhos e os diretores de departamento.

História – A Casa do Estudante Luterano Universitário, fundada em 28 de fevereiro de 1970 pelo pastor Richard Wangen, abriga jovens estudantes em prédio localizado no centro de Curitiba, em frente ao Passeio Público. A casa fica próxima ao Teatro Guaíra e ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade. A Casa tem mais de 40 quartos, cinco banheiros, oferece serviços de internet, biblioteca, serve café da manhã diariamente para quase 100 pessoas e realiza eventos.

Desde sua fundação a instituição vem desempenhando um papel nobre para a sociedade, abrigando jovens estudantes vindos das mais diversas partes do Brasil e do mundo, em um ambiente propício para o crescimento pessoal e profissional, despertando o senso de organização e responsabilidade.

Além de oferecer moradia, a Celu tem vários projetos de responsabilidade social. Entre eles estão campanhas de coleta e doação de roupas para famílias carentes e o trote solidário. A instituição realiza duas assembleias por semestre para definir os rumos da gestão, sendo uma de metas e orçamento, e outra de prestação de contas. A gestão é composta por conselho superior, conselho fiscal, conselho deliberativo, diretoria, e os departamentos de alimentação, cultural, comunicação, hospedagem, informática, limpeza, manutenção elétrica, pastoral e patrimônio.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | Assembleia Legislativa do Paraná

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 | Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal