Moreira Sales, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

30/03/2020 | Concebido por Goioerê

CreaJr aproxima estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências do sistema profissional

CreaJr aproxima estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências do sistema profissional

Criado em 2005, o Programa CreaJr-PR segue o objetivo de aproximar os estudantes das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências do Sistema Profissional Confea/Crea-PR (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná). A iniciativa viabiliza o conhecimento sobre o órgão regulador da futura profissão, sua estrutura e organização e incentiva os futuros profissionais à prática do exercício profissional ético e responsável.

No Paraná, os membros dirigentes dividem-se em oito Comissões Acadêmicas Regionais (CARs), conforme as oito Regionais Administrativas do Crea-PR. Na comissão da Regional Maringá, que compreende o noroeste do Estado, o coordenador é Gabriel Sousa Prates, acadêmico do oitavo período do curso de Engenharia Civil da Unipar – Universidade Paranaense, localizada no município de Umuarama.

Prates assumiu a coordenadoria regional no início de 2020 e conta que o principal desafio dos dirigentes atuais é incentivar os acadêmicos a participarem do programa. “Queremos incentivar os estudantes a conhecer o CreaJr-PR. Procuramos nos aproximar dos futuros profissionais, para saber o que eles almejam e o que o Conselho estabelece para as profissões”, detalha.

O coordenador do CreaJr-PR ainda relata que os cursos da Unipar apresentam o funcionamento do Sistema Confea/Crea, mas que muitos acadêmicos não sabem quais são as atribuições do Conselho. “A participação no programa ajuda a entender que o Crea-PR fiscaliza o exercício das Engenharias, Agronomia e Geociências”, justifica.

No Paraná, são 6 mil membros cadastrados no CreaJr-PR. Os eventos do programa geram horas complementares, importantes para os acadêmicos. Também há o memorial de experiências para emissão de registro de atividade técnico-acadêmica (RTA); e o banco de estágios, disponibilizado na área restrita do programa, para cadastro do currículo do estudante que será visualizado pelas empresas registradas no Crea-PR, entre outros benefícios.

O Engenheiro Civil Everlei Câmara, coordenador do curso de Engenharia Civil da Unipar, é um apoiador do programa na instituição de ensino. “A concepção do CreaJr-PR é extremamente benéfica para o acadêmico dos cursos de Engenharia. Comumente, o Engenheiro só começa a ter contato com o Conselho Profissional depois de formado. 
No Paraná, o contato é antecipado e os participantes conhecem antes as obrigações e direitos profissionais. Assim, conseguem inserir-se facilmente e exercer suas funções na sociedade”, avalia Câmara.

Em Maringá, além do CreaJr-PR, os acadêmicos têm a oportunidade de participar também de entidades de classe, como a AEAM (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá). A instituição mantém o programa AEAM-JR, que também permite a participação de acadêmicos.

O presidente da AEAM, Engenheiro Civil Gilberto Donizetti Delgado, diz que a medida foi tomada para incentivar a participação nas entidades. “É importante formar lideranças mais cedo. Precisamos de renovação e, normalmente, no início da carreira, há pouco envolvimento dos profissionais”, observa.

Ele diz que sempre incentivou os acadêmicos a participar do CreaJr-PR. “Há uma abertura para que eles possam participar do Sistema Confea/Crea a partir CreaJr-PR e a inserção do estudante no Sistema Profissional é fundamental”, aponta. Delgado também salienta a ética como outro ponto importante do programa acadêmico. “Os universitários passam a enxergar antes a importância do exercício ético da profissão.”

O programa
O CreaJr-PR é aberto a todas as instituições de ensino paranaenses, tanto as de nível superior quanto as de nível tecnológico. Todos os estudantes de cursos relacionados ao Sistema Confea/Crea de instituições de ensino paranaenses, devidamente matriculados, podem participar, gratuitamente.

Benefícios

Após cadastrar-se no CreaJr-PR, o estudante tem acesso a: 

- impressão online da carteira de membro do CreaJr-PR, aceita em algumas entidades de classe para conceder descontos em cursos que promovem;

- banco de estágios – constam as vagas de estágio ofertadas pelas empresas registradas no Crea-PR; espaço para cadastrar o currículo do estudante e que as empresas poderão visualizar; e também as vagas de estágio do CIEE;

- memorial de experiências – para emissão de RTAs;

- publicação de artigos e trabalhos na Biblioteca Virtual do Crea-PR;

- participação em reuniões e eventos do Crea-PR (sendo membro dirigente do programa); entre outros.

Como participar

Os interessados podem acessar o Blog do CreaJr-PR (https://creajrpr.wordpress.com/) ou entrar em contato com Gabriel Sousa Prates, coordenador regional do programa no noroeste do Estado (telefone 44 99828-8402). Outros canais de comunicação são as páginas sociais do programa: facebook.com/creajrpr e @creajrpr. 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | CreaJr-PR

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 | Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal