Moreira Sales, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Brasil

17/06/2020 | Concebido por Goioerê

CNH e CRLV de brasileiros já podem ser validados na América do Sul

CNH e CRLV de brasileiros já podem ser validados na América do Sul

Transitar pelos países da América do Sul com segurança e praticidade já pode ser uma realidade para os brasileiros. O aplicativo Vio, desenvolvido pelo Serpro para verificar a validação da CNH e do CRLV, já está disponível na App Store e no Google Play dos países da América do Sul, com exceção das Guianas e do Suriname, que não possuem lojas próprias. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada, neste mês de junho, entre Denatran, Serpro e o Grupo do Mercado Comum (GMC), órgão executivo responsável por fixar os programas de trabalho e de negociar acordos em nome do Mercosul. 

O principal benefício dessa novidade é que, agora, os órgãos de fiscalização de todos esses países passam a ter condições tecnológicas de comprovar a autenticidade dos documentos de trânsito dos brasileiros. "A disponibilização do Vio nas lojas da América do Sul é um ganho na segurança para o cidadão brasileiro que transita pelos países da região. Entrar nestes países com carros furtados ou com documentos falsificados vai ser muito mais difícil", explica o gestor responsável pelo aplicativo de validação no Serpro, Lary Fernandes. 

Lary ressalta,  ainda, que o aplicativo Vio verifica a autenticidade tanto dos documentos impressos quanto dos digitais, por meio da leitura de um QR Code presente na CNH e no CRLV. “Uma solução única no mercado público de encriptação de textos e imagens", avalia Lary, lembrando que o aplicativo pode ser utilizado para checar a validade também da Placa de Identificação Veicular (PIV).

QR Code
A tecnologia permite que, com um simples dispositivo móvel, se verifique a autenticidade dos documentos e da PIV. O QR Code faz uso de criptografia de chaves assimétricas usando encriptação forte e utiliza técnicas avançadas de compactação na inclusão de informações textuais e de imagens: tudo isso em uma imagem bidimensional.

“Com a disponibilização do Vio, ficam superados os obstáculos técnicos para a validação, em nove países, da CNH, do CRLV e da PIV. Agora, a aceitação dos documentos depende do engajamento dos órgãos de fiscalização de cada um deles”, informa o chefe de Divisão de Soluções de Gestão de Trânsito do Serpro, Isidro Monteiro. 

Vio

Na prática, qualquer pessoa do continente pode baixar o Vio a partir das lojas virtuais de cada país, fazer a leitura dos QR Codes e verificar sua autenticidade. Já os brasileiros podem obter os documentos eletrônicos baixando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne a CNH e o CRLV digitais.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 | Goioerê-PR
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal